Ultima atualização em 21 de Outubro de 2024 às 11:42
Responsável por manter a disponibilidade do portfólio de serviços e sistemas da instituição, em especial na área de manutenção e instalação de aplicativos em computadores. É a principal interface operacional entre o CTIC e os usuários de seus serviços.
I - receber e registrar os incidentes ou requisições dos usuários da rede corporativa da UFOPA, pessoalmente, por telefone ou eletronicamente, auxiliando, acompanhando a solução dos referidos supracitados;
II - auxiliar os usuários no funcionamento dos sistemas corporativos da Instituição;
III - orientar sobre a instalação e manutenção de equipamentos e aplicativos, efetuadas pelos técnicos do CTIC na UFOPA;
IV - atender, por telefone, presencialmente ou remotamente, aos usuários da rede corporativa da UFOPA, responsabilizando o usuário pela aprovação da solução;
V - especificar as necessidades computacionais de toda Universidade para melhor manter o suporte técnico sob demanda e a agenda de atendimentos preventivos aos usuários;
VI - estabelecer critérios e dar suporte operacional para o uso de softwares livres ou legalizados, utilizados nas diversas unidades;
VII - providenciar a instalação e configuração de novos periféricos e softwares devidamente documentados, cujas especificações tenham sido avaliadas pelo CTIC;
VIII - promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos usuários através de treinamento e cursos de capacitação e inclusão digital;
IX - manter atualizado o cadastro de equipamentos de informática e softwares;
X - incentivar e, em conjunto com o setor de patrimônio, manter um planejamento de reciclagem do parque computacional;
XI - especificar e divulgar medidas para a gestão sustentável do uso de cartuchos de tinta para as impressoras, acompanhando as tendências e inovações na área de reciclagem de cartuchos e toners;
XII - coordenar e acompanhar o uso dos equipamentos no âmbito dos laboratórios gerenciados pelo CTIC;
XIII - fazer aprovisionamento adequado dos insumos para a garantia da continuidade dos serviços;
XIV - divulgar relatório mensal de atendimentos ao usuário, especificando: quantidade, tipo de atendimento, servidores e bolsistas envolvidos. Estes relatórios deverão dar atenção especial aos indicadores de produtividade;
XV - organizar o setor e estar preparado para ampliação dos novos serviços de TI;
Marcos Vinicio Santos Matos Lisboa
marcos.santos@ufopa.edu.br
José Eduardo Batista de Sousa Jr. - Técnico em TI
Glauzo Elimar Moraes Amazonas Duarte - Técnico em TI
Felipe Fabian Sinopoli - Técnico em TI
Patrick Solivan dos Santos Queiroz - Técnico em TI
Paulo Henrique Valente Neves - Técnico em TI
Paulo Roberto Neres - Técnico em TI
Contato:
suporte.ctic@ufopa.edu.br